ASPERGS

Em 16 de maio de 2015 sob a denominação de Associação dos Servidores Penitenciários Administrativos do Rio Grande do Sul é fundada a ASPERGS com intuito de resgatar maior reconhecimento e valorização do Agente Penitenciário Administrativo.

Após alguns anos de luta e diante da necessidade de terem uma representação mais efetiva de seus associados frente às várias demandas que envolvem o desempenho de suas atividades funcionais, na defesa de seus direitos, suas prerrogativas e melhores condições de trabalho, em 10 de setembro de 2018 a ASPERGS é transformada em SINDICATO DOS SERVIDORES PENITENCIÁRIOS ADMINISTRATIVOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – ASPERGS SINDICATO.

Com o cumprimento das formalidades legais de constituição (estatuto registrado e CNPJ válido), é requerido o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para expedição da Carta Sindical, enquanto perdura o trâmite e a análise desse requerimento, atua a ASPERGS, somente, em representação de seus associados, dentro dos limites de uma associação de classe.

A nova entidade visa congregar os profissionais do Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Sul, cargo Agente Penitenciário Administrativo, criado pela lei estadual nº. 13259/09. tendo como missão principal resgatar a dignidade deste profissional, a visibilidade plena de suas atribuições, sua identidade e sua importância nos serviços penitenciários perante o governo Estadual, Federal e a sociedade civil.